- é um conjunto de ações bem definidas com o propósito de alcançar um ou mais objetivos de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico
- coordenadas por um docente
- realizadas por estudante(s)
- voltadas a grupos sociais externos à Universidade
- com início e fim pré-definidos, podendo ocorrer mais de uma vez
- avaliadas com base em indicadores junto ao grupo social
* É recomendável que os Projetos de Extensão para Curricularização sejam vinculados a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS ONU)
A duração de um Projetos de Extensão é determinada pelo docente coordenador de acordo com o cronograma de atividades do projeto – assim como acontece com um projeto de pesquisa, por exemplo.
Recomenda-se que os Projetos de Extensão para fins de Curricularização acompanhem os semestres dos Cursos de Graduação a fim de facilitar a inscrição e seleção dos alunos nessas atividades.
Existem duas cargas horárias a serem definidas em um Projeto de Extensão para fins de Curricularização:
- a carga horária do aluno participante do projeto;
- e a carga horária do docente coordenador.
Recomenda-se que a definição destas duas cargas horárias seja calculada com base nas horas semanais dedicadas ao projeto, pelo período total do projeto.
Ao iniciar o preenchimento de uma Atividade Extensionista Curricular (AEX) no Sistema Apolo, é importante o docente coordenador lembrar que as informações inseridas no Sistema são informações voltadas aos alunos de graduação que buscarão por AEX no Sistema Júpiter, não ao público-alvo da Atividade, que no caso seria a Sociedade Externa.
Diante disso, ao listar os campos para preenchimento no Apolo, fornecemos algumas dicas em alguns dos campos:
Título
Sugere-se iniciar o título informando o tipo de atividade. Exemplo:
Projeto de Extensão “Higiene e conservação alimentos para ambulantes e lanchonetes”.
Projeto de Extensão “Criança Feliz”
Descrição
Necessário constar o conjunto de ações a serem realizadas com o público externo.
Grupo social alvo da atividade
Carga horária da atividade (em horas)
Esta carga horária é a carga horária dos alunos
Carga horária do docente responsável (em horas)
Número de vagas previsto para os alunos USP
Objetivos, metas e resultados esperados
Indicadores de avaliação da atividade
Exemplos de indicadores: quantidade de participantes externos, nível de satisfação do público participante, cumprimento das atividades propostas, cumprimento do cronograma, visibilidade alcançada nas mídias locais e redes sociais, etc.
Indicadores de avaliação dos alunos USP
Exemplos de indicadores: assiduidade, execução das atividades propostas, proatividade, facilidade com trabalhos em grupo, etc.
Pré-requisito (se houver)
Exemplos de pré-requisitos: ter cursado alguma disciplina, dominar algum tema ou tecnologia, ter disponibilidade de horário e data específica, etc
Metodologia, metas, ações e resultados esperados com os objetivos ODS indicados
Bibliografia
Corresponsáveis
Outros docentes que atuarão no projeto (necessário informar a carga horária do docente corresponsável)